terça-feira, 9 de julho de 2013

Julgamento

Boff julga Lumen Fidei

Leonardo Boff decide julgar a Encíclica Lumen Fidei do Papa Francisco e após muitas besteiras arremata com o parágrafo abaixo.
-
 "     Mas se constata na Encíclica uma dolorosa lacuna que lhe subtrai grande parte da relevância: não aborda as crises da fé do homem de hoje, suas dúvidas, suas perguntas que nem a fé pode responder: Onde estava Deus no tsunami que dizimou milhares de vida ou  em Fukushima? Como crer depois dos massacres de milhares de indígenas feitos por cristãos ao longo de nossa história, dos milhares de torturados e assassinados pelas ditaduras militares dos anos 70-80? Como ainda ter fé depois dos milhões de mortos  nos campos nazistas de extermínio? A encíclica não oferece nenhum elemento para respondermos a estas angústias. Crer é sempre crer apesar de…A fé não elimina as dúvidas e as angústias de um Jesus que grita na cruz:”Pai, por que me abandonaste”? A fé tem que passar por este inferno e transformar-se em esperança de que para tudo existe um sentido,  mas escondido em Deus. Quando se revelará?
 Leonardo Boff"


" Mas se constata na Encíclica uma dolorosa lacuna que lhe subtrai grande parte da relevância: não aborda as crises da fé do homem de hoje,..."
 
A crise de fé tratada como sendo crises de fé "do homem de hoje", é algo impessoal, como se a crise de fé não ferisse a um coração em particular, não fosse sentida e chorada no escuro do quarto, como realmente deve ser. Não existe salvação coletiva, a salvação é sempre individual. Porque quando discutimos o problema do sofrimento, a questão colocada é sempre uma tragédia com muitos mortos, como se  cada morto,  cada tragédia pessoal  já não bastasse para o desenvolvimento de questões teológicas, mas para que a questão seja objeto da grande midia um rio de sangue é bem melhor que uma dor particular, como se Deus usasse estes mesmos parâmetros .
" Onde estava Deus no tsunami que dizimou milhares de vida ou em Fukushima? Como crer depois dos massacres de milhares de indígenas feitos por cristãos ao longo de nossa história, dos milhares de torturados e assassinados pelas ditaduras militares dos anos 70-80? Como ainda ter fé depois dos milhões de mortos nos campos nazistas de extermínio?"

Onde estava Deus quando os Romanos quase dizimaram os Judeus em 70 dc, etc etc.
Frases de efeito para costurar um sentimento anti religioso, anti clerical, as diferenças entre eras antigas com crises antigas e o tempo atual com suas dificuldades são basicamente, o avanço das mídias e o aprimoramento dos demônios "high-tech", nem religiosos hereges são novidades.


Leonardo Boff baba... "A fé não elimina as dúvidas e as angústias de um Jesus que grita na cruz”
Cristo não grita na cruz "Pai, por que me abandonaste?” porque esperasse mais do Pai ou porque seu Pai fosse surdo, (ele gritou sim, mas para que os homens ouvissem) Ele sabia que quem desejasse segui-lO seria muito assediado pelo sentimento de abandono, de fim próximo e falta de perspectiva, sabia também que somente a fé na sua ressurreição poderia aplacar os momentos de solidão e desalento certos de virem a acorrer na vida de cada cristão.

" A encíclica não oferece nenhum elemento para respondermos a estas angústias. "
Toda angústia é falta de fé, todo medo é falta de fé, todo desespero é falta de fé, o temor do Senhor é a resposta suficiente e necessária. A encíclica Luz da fé só não foi lida pelo seu Boff.

Finalmente para seo Boff, " A fé tem que passar por este inferno e transformar-se em esperança de que para tudo existe um sentido," que nem podemos discordar, mas então ele se coloca em posição de exigir contas de Deus "mas escondido em Deus. Quando se revelará?"

Ele não gostou a encíclica.. Graças a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas comentários inteligentes.