quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Casamento, procriação.


"Mas se a união sexual pode ser deliberada e totalmente
divorciada da fertilidade, então poderemos perguntar
por que a união sexual deve estar dentro de uma união
conjugal? E ainda mais, se a união conjugal não tem
como objetivo formar uma família qual o seu sentido?"

A relação sexual é um procedimento que impede que uma criança seja "perpetrada" sem que hajam dois cúmplices, e desta forma fornecemos para a criança um pai e uma mãe para dela cuidarem. O prazer obtido é um subproduto muito bom e que evita ser necessário que o homem fique preso à mulher para garantir a fecundação, como acontece aos cães.
"pois o fundamento da oposição à prostituição
e ao adultério, era que a relação sexual
deveria ser um procedimento que normalmente
oferece às crianças a um pai e uma mãe para cuidar deles."

(Elizabeth Anscombe)

O casamento foi instituído para gerar uma família, uma estrutura definida, com funções determinadas, embora o sexo esteja dentro do casamento, poderíamos dizer que o casamento é uma forma de dar continuidade ao ato, mais do que isto, é o ritual de "por a mesa", é a cerimônia de "sentar-se e sentir-se feliz", limpo. Quem já teve oportunidade de alimentar porcos sabe que o ato de comer para estes animais não tem nenhum ritual, nenhuma cerimônia, joga-se no chão e desta forma, eles comem a fartar-se. O ato sexual, sem o casamento, é como um ato sem ritual e sem cerimônia, algo que deve dar prazer, desde que não se tenha olfato.
Nunca poderemos enxergar o sexo, sem considerar o ato físico, fortemente ligado à parte animal do ser humano, mas jamais poderíamos no ater apenas neste aspecto.
Há uma tendência pós moderna que acredita na liberdade de qualquer ato e que não existe "certo" ou "errado", existe apenas minha opção particular, embora seja convencionalmente chamado de pós moderno, este conceito é mais antigo que o próprio conceito de religião, e obviamente são incompatíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas comentários inteligentes.